Mês de outubro, aqui no hemisfério norte as crianças retornam para a escola e o fim das férias chegaram. E com o retorno da rotina de estudo, as piadinhas engraçadas sobre a volta às aulas voltam a ser contadas.

Mas no meio de tudo isso, existem pais preocupados com o comportamento e temas que envolvem a educação de seus filhos.

Vamos falar sobre um tema atual que vem causando discussões em todos grupos: qual o papel da tecnologia fora e dentro das salas de aulas.

Com a finalidade de aprimorar o ensino, diversas escolas estão adotando o uso do tablet para complementar o estudo de seus alunos, outras instituições estão adotando os smartphones também.

Se por um lado, nós, pais responsáveis, concordamos com o uso da tecnologia,  mas não se deve esquecer a questão quanto ao comportamento assim como o lado etiquetal ( inventei agora esta palavra).

Listamos 5 dicas para ajudar seu filho a obter sucesso no novo ano letivo mas também torná-lo uma criança bem educada.  Vamos às dicas:

1.A sala de aula é lugar de adquirir conhecimento, portanto mantenha o celular desligado.

2.Utilizar o tablet e o smartphone para realizar pesquisas e busca de sites que contribuem com o ensino, pode. Contudo somente com a autorização do professor. Diga importantíssima: Respeite seu professor!

3.Em casa cabe aos pais checar o que os seus filhos andam assistindo e fazendo enquanto estão usando seus aparelhos eletrônicos, ainda mais se eles são pequenos e não possuem discernimento do certo e o errado.

4.Vídeo-games: não tem como fechar os olhos contra esta invenção que fascina e vicia adultos e crianças, mas fique atento! Restrinja seu uso aos finais de semana, afinal estamos em aulas e o tempo de estudo deve ser ao máximo aproveitado.

5.TV: dê prioridade para assistir programas e desenhos educativos, e claro respeite a idade da criança. Não se esqueça que limitar é o seu papel como pai.

 

A tecnologia é maravilhosa quando sabemos usar. Não adianta isolar e esquecer dela. Afinal você está lendo este artigo, graças a tecnologia, portanto tenha inteligência para poder utilizar a tecnologia a seu favor e # contra você e sua família.

 

Boa aula e até a próxima!

por Tamara Vizioli

This post is also available in: enEnglish (Inglês)