O Líbano é conhecido como um país pequeno, constituído de uma população de 4 milhões de habitantes, porém possui 52 universidades licenciadas em território nacional.

Em se tratando de alfabetização, o Líbano possui nível educacional altíssimo, sendo destaque no Oriente Médio quando comparado aos demais países da região. Demonstrando assim, a importância da educação na lista de prioridades da sociedade libanesa.

No Líbano existem os meios tradicionais de educação: seja o público, onde é praticamente livre de taxas ou o sistema privado, onde os custos variam, podendo chegar aos valores de $ 14.000 em escolas internacionais.

A sociedade libanesa tem um principio importante da multidiversidade cultural e do poliglotismo. Sendo extremamente importante o estudante ser bilíngüe ou trílingue. Dessa maneira, cada escola oferece o mínimo de três línguas para seus alunos, tendo como primordial as línguas : inglesa, francesa e árabe. Podendo ocorrer em algumas instituições o ensino de até quatro ou mais idiomas.

O ensino superior no Líbano é também um grande negócio para as famílias libanesas. Pouco importando o nível social, seja uma família rica ou pobre, a maioria sonha em ver seus filhos estudando medicina, direito ou arquitetura, sendo estas três profissões as de maiores prestígios no Líbano.

No entanto, atualmente os estudantes tem optado por uma grande variedade de programas universitários, tais como administração de empresas, tecnologia e computação, cursos que estão se tornando realmente popular.

Nos dias atuais a conquista do bacharelado não é suficiente para garantir uma boa posição no mercado de trabalho, sendo assim, a maioria dos estudantes universitários estão se aprimorando seus conhecimentos perseguindo a conquista do mestrado e até mesmo do doutorado para garantir um futuro próspero.

Algumas famílias mais afortunadas enviam seus filhos à Europa, aos EUA ou até mesmo no Canadá para complementar seus estudos da faculdade com a finalidade de obter um currículo com um grau acreditável.

Mas não é realmente necessário que o aluno tenha que estudar no exterior para obter sucesso, uma vez que as universidades libanesas possuem um alto nível intelectual e possuem todos os requisitos necessários para oferecer uma excelente educação, como profissionais com excelente capacidade, com critérios e normas internacionais de alto padrão, além de uma herança real, como a AUB, que foi a primeira universidade americana no mundo árabe e já possui 150 anos de tradição.

O estudo ainda é caro no Líbano nas instituições de nível superior bem conceituadas podendo custar até US $ 40.000 por ano. Esse valor anual é alcançado na grande maioria das instituições , ocorrendo variações a depender do programa escolhido.

Mas existe a Universidade Libanesa, de propriedade pública, a qual oferece educação de base livre com excelente padrão e um ambiente mais competitivo através do qual o governo e outras organizações não-governamentais buscam excelência para estudantes, oferecendo bolsas de estudo no exterior.

Por Amina Nesr

This post is also available in: enEnglish (Inglês)