Na cultura libanesa, a comida representa uma importante base para a comunicação, e os libaneses transformam os jantares em verdadeiros banquetes, sendo essas ocasiões o centro dos encontros familiares e círculos sociais.

A variedade de sua culinária é enorme e podemos descobrir a riqueza e a peculiaridade dessa gastronomia que demonstra a tradição fenícia e sua história da região.

Como por exemplo, a abobrinha recheada de carne com molho de labne, coalhada típica da região, temperada com hortelã, alho e azeite.

 

Se buscarmos na história do Líbano, voltarmos no tempo e percorrermos a história da culinária libanesa, vamos compreender o porquê que os povos dessa região têm na carne a base de sua alimentação juntamente com o gosto pelas especiarias, como acontece na elaboração da abobrinha recheada aromatizada com canela, pimenta síria, trazendo um sabor único no prato, lembrando a intensa atividade comercial de uma época em pleno Mediterrâneo.

 

Essa cozinha aromática, mas também de encher os olhos, aguça o paladar no divertido colorido de seus pratos, além do aroma encantador. O resultado da utilização das ervas frescas, como salsa, hortelã, coentro, alecrim, de condimentos como a pimenta doce, noz moscada e canela trazem o verdadeiro prato digno de toda civilização fenícia. E para despertar seu desejo pela culinária libanesa, trago uma receita de família, que aprendi com minha mãe, Hanne El Khouri, oriunda da pequena cidade de Argess no norte do Líbano.

 

IMG_6876

1kg de abobrinha

300g de arroz italiano

400g de carne moída

2 cebolas

3 xícaras de coalhada (Laban)

2 dentes de alho batido com sal

2 copos de água

Sal e pimenta doce

Azeite para refogar

Hortelã seca picada

Serve 8 pessoas

 

 

Lavar as abobrinhas, corte as pontas, retire a polpa, deixando a parede da abobrinha fina, tendo cuidado para não quebrar, reserve.

IMG_6874Misturar a carne com o arroz lavado e temperar com sal, pimenta síria e canela. Em seguida recheie as abobrinhas, deixando um espaço de mais ou menos 1 cm no final. Reserve.

Numa panela funda, adicione 3 litros de água e cozinhe a água. Adicione as abobrinhas e cozinhe até que fiquem macias, retirando a espuma branca que irá surgir na panela. IMG_6883

Pegue uma outra panela adicionando a coalhada, 2 dentes de alho, e por último azeite a gosto e hortelã, acertando o sal e a pimenta. Não se esqueça de mexer a coalhada constantemente para não talhar.

Adicione o molho da laban às abobrinhas já cozidas e Sahtein!

Por Sheila Nabil El Khouri

This post is also available in: enEnglish (Inglês)