O artista plástico Roberto Brito recebeu na intimidade da sua casa-ateliê em Beirute nossa revista Connection Beirut, para falar sobre arte e sua maneira de fazer pinturas. Convidado para expor na Tajalliyat Art Gallery, em Mezzeh West Vilas, em Damasco, o artista declarou estar satisfeito e feliz mediante a possibilidade de incluir essa experiência   internacional no seu curriculum artístico, particularmente, pelo fato da Síria encontrar-se face um conflito civil, que dura há mais de cinco anos. E essa situação é uma oportunidade rara e atípica para qualquer artista. Ele espera poder relatar no futuro essa experiência para os netos.

 

IMG_1248

 

O artista deve apresentar vinte e cinco telas na exposição em Damasco. Trata-se de um conjunto de obras que tem como título “Carnival of Touloulous & Tololos”, telas essas pintadas com técnica elaborada, quiçá acadêmica, mas que revelam o estilo contemporâneo   com a maestria que lhe é peculiar – o que alguns críticos de arte caracterizariam como a marca, a impressão pictórica própria do artista.

Robritto – como ele assina suas obras – e é conhecido no meio das artes, começou a desenhar e a pintar aos nove anos de idade em São Luís, no Maranhão, cidade onde nasceu. Quando criança e, como prioridade da família era pautada na educação e na formação regular, Roberto Brito não teve como matricular-se em academia de belas artes, mas soube guardar o vivo interesse pelas artes plásticas na condição de autodidata. Uma vez adulto, o artista pode frequentar diferentes cursos de arte e outras tantas sessões com modelo vivo para buscar o aprimoramento nas artes plásticas que tanto almejava.

IMG_1236

Parte do conjunto de obras que tem como título “Carnival of Touloulous & Tololos

 

 

Ele sempre demonstrou interesse por assuntos diversos, e a leitura sobre as artes plásticas revelou-se como algo natural o que o motivou a mesclar teoria à pratica. Em 1972, a família do artista-plástico Roberto Brito mudou-se para Brasília, onde ele obteve a graduação em comunicação social, no UniCeub e, logo depois, por concurso público,   tornou-se funcionário público do Ministério das Relações Exteriores do Brasil.

Roberto Brito é um artista plástico com experiência internacional, tendo viajado por diversos países, inclusive, residido em alguns deles. E esse convívio com povos e culturas diferentes propiciou ao artista   absorver e vivenciar várias impressões, e a capacidade de se expressar em vários idiomas.

Atualmente ele vive e trabalha no Líbano, país que acha fascinante e repleto de histórias centerárias, onde aproveita para aprender a língua árabe. Quando o assunto é belas artes, o artista plástico demonstra que gosta de trabalhar com temáticas ricas e prazerosas que o remeta à diversidade cultural do Brasil e da América Latina.

IMG_1285 IMG_1283O artista Robritto apresenta a exposição “ Carnival of Touloulous & Tololos”, como um convite a todos para participar de um baile de carnaval de outrora, o entrudo, quando os festejos eram marcados pela inocência, pela alegria e grande riqueza de cores. Segundo o artista, a série de quadros ora propostos para a exposição encarnam personagens de caráter universal e, inicialmente, composta de quarenta e três telas, as quais foram mostradas em parte ou na totalidade em galerias, salões ou bienais em países como Japão, Finlândia, Reino Unido, França, Estados Unidos da América e, evidentemente, Brasil.

Roberto Brito declara que tem um compromisso permanente com a arte e, por essa razão, ele está sempre envolvido na elaboração de novos projetos. Tanto que, como a revista Connect Beirut pode verificar, tendo finalizado a sequência “Carnival of Touloulous & Tololos”, o artista já se encontra na etapa final de preparação de novos esboços e de ensaios de cores do próximo trabalho com o qual espera homenagear o bumba meu  boi, manifestação folclórica maior do Brasil.

IMG_1324

Um dos esboços do próximo trabalho que irá homenagear o bumba meu boi

Parte desse mundo de fantasia conceitual ou de realismo lírico pode ser observado quando ele comenta sobre sua estada no Líbano, que para ele, trata-se de país com grande legado histórico, um verdadeiro celeiro a ser explorado por um bom observador, como, por exemplo, os registros fotográficos das casas antigas com as quais ele tenciona amadurecer idéias para futuros projetos. Ou, ainda, quando ele fala sobre a cabulosa impressão que lhe causa os guindastes do porto de Beirute. Para ele, o conjunto de gruas enfileiradas é um “ state of art”, e diz que o espaço em torno deveria ser valorizado para que os “dinossauros” pudessem entrar no mar.

IMG_1276

Ateliê do artista Robritto em Asharafieh, Beirute

Assim, a exposição “Carnival of Touloulous & Tololos”, do artista Roberto Brito, será realizada no Centro Cultural do Brasil no Líbano, no segundo semestre, em data a ser confirmada. Será uma oportunidade para conhecer e admirar o talento de mais um brasileiro que acredita no que faz com garra e perseverança em busca do reconhecimento.

Maiores informações:

ROBERTO BRITO

Telefone:+33(1)45778971-+33(6)11828659

E-mail: robritto22@yahoo.com

Site: www.robritto.com.br

– joseroberto@rob

Por Viviane Carvalho

This post is also available in: enEnglish (Inglês)