image-7

Considerando nosso tema principal do mês : “Educação”, nada mais educacional do que ler um livro de história. Ainda mais quando tal livro envolve Brasil e Líbano em um mesmo projeto. Essa é a proposta do nosso professor e historiador Roberto Khatlab que lançou seu mais novo sucesso chamado “As Viagens de Dom Pedro II. Oriente Médio e África do Norte, 1871 e 1876”- Editora Saraiva.

“A partir de hoje começa um mundo novo. O Líbano ergue-se diante de mim com seus cimos nevados, seu aspecto severo, como convém a essa sentilena da Terra Santa.” (Beirute, 11.11.1876)

Assim, Dom Pedro II descreveu suas primeiras impressões ao chegar ao Líbano. O imperador brasileiro fez duas viagens pela região do Oriente Médio: 1871 – Egito e 1876 passando pelo Líbano, Síria, Palestina, Egito e Nubia sudanesa (Sudão).

As “aventuras” de Dom Pedro II foram registradas através dos diários e cartas pessoais do imperador, cujos originais se encontram no Museu Imperial de Petrópolis, RJ. Além disto, Khatlab encontrou documentos e jornais da época, inéditos, em seu cuidadoso trabalho de pesquisa. Todos os detalhes dessa grandiosa jornada estão reunidos na obra de Roberto Khatlab.

Roberto tem divulgado o livro numa vasta gama de eventos. O lançamento do livro começou no dia 20/08/2015 no Museu Imperial de Petrópolis. E se estendeu por grande parte do Brasil: Museu Nacional da Quinta da Boa Vista, RJ, Clube Atlético Monte   Líbano (SP) , Esporte Clube Sírio (SP), Universidade Paulista (SP), Faculdade D. Pedro II (Salvador, Bahia), Universidade Estadual de Londrina (PR). O lançamento do livro foi amplamente divulgado pela imprensa no Brasil. Veja reportagem da Folha de São Paulo, por Diogo Bército, da Folha.

O livro em duas semanas, após a publicação,  já foi reimpresso, obtendo excelente receptividade do público brasileiro. O livro já esta disponível para vendas em grandes livrarias no Brasil, como Livraria Saraiva e da Folha e pode-se adquirir online, (clique aqui ).

O livro pode ser comprado em meio digital clique aqui.

Titulo: “As Viagens de Dom Pedro II. Oriente Médio e África do Norte, 1871 e 1876”. Editora Saraiva (Benvirá), 2015. 408 páginas.

 

image-8

image-5

Princesa Maria Cristina Órleans e Bragança e Roberto Khatlab

image-6

Princesa Lelli Órleans e Bragança

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Diversas autoridades e até mesmo membros da família imperial, Princesas Maria Cristina Orléans e Bragança e Lelli Orléans e Bragança estiveram presentes. No Líbano, Khatlab ofereceu um exemplar do livro ao Ministro das Relações Exteriores do Brasil, Embaixador Mauro Vieira, em visita oficial ao Líbano e também um exemplar a Biblioteca Machado de Assis do Centro Cultural Brasil-Líbano, Beirute.

IMG_4553

Roberto Khatlab, Chanceler Mauro Vieira, Martine Khatlab (filha de Roberto Khatlab) no lançamento da Biblioteca Machado de Assis

Nosso pesquisador e autor do livro sugere que Dom Pedro II foi um dos responsáveis em fazer divulgação do Brasil,  incentivando uma emigração libanesa em solo brasileiro.

Vale a leitura!!

Por Gabrielle Nakhoul

 

 

image-17

Jamil Abdul Rahman, Roberto Khatlab

image-18

Maurício Ferreira Jr( diretor do Museu Imperial de Petrópolis-RJ), Roberto Khatlab

image-15

Marcelo Zarzur (presidente do Clube Atlético Monte Líbano-SP), Roberto Khatlab

image-14

Roberto Khatlab, Marina Klink

image-11

Antônio Carlos Magalhaes Neto(prefeito de Salvador-BA), Roberto Khatlab

image-12

Roberto Khatlab, Maria Helena e Emil Beyrouth

image-13

Roberto Khatlab, Melissa Nunes Debli

image-16

Roberto Khatlab, Nelson Kahal e esposa)

11930814_890890077663184_133717307903545679_o

Em entrevista a Radio UEL 107,9

12087497_907618065992505_1313953471_n

Roberto Khatlab e Glorinha Pinheiro

This post is also available in: enEnglish (Inglês)