As festas do final de ano estão chegando … Castanhas, nozes, panetones, bolo de Natal, peru, carneiro, bebidas e diversas sobremesas estão aí batendo à porta e invadindo o caminho!

Quem na verdade, não espera por esse momento?! Essa época do ano em que as pessoas se reúnem em volta da mesa para comemorar, rever familiares e sem dúvida, saborear os deliciosos pratos da época.

Mas e o peso que ganhamos depois de comer os pratos saborosos? Será que deixamos nos levar pelas vontades sem pensar no nosso peso e na nossa saúde? E as pessoas que estavam, há meses antes, seguindo uma dieta para perder peso, vão recuperar o peso perdido em uma ou duas noites? Será que esse é o caminho correto?

É claro que não!

12291958_1187581864589895_4517569090253307538_o
Ter foco na saúde e na boa forma é fundamental em qualquer momento. Por isso, vamos ter alguns cuidados 
para não exagerar e não começar o ano novo com alguns quilos a mais.

  • Faça as suas refeições no dia da ceia normalmente. Inclusive as intermediárias. Não deixe para comer à noite tudo o que deixou de comer durante o dia. Lembre-se que quando entra muita energia de uma única vez, o corpo utiliza o que ele precisa e o resto ele estoca. Uma dica é dar preferência à alimentação de 3 em 3 horas, com alimentos levescomo frutas.

 

  • No dia da ceia e do almoço do Natal ou Ano Novo, faça caminhada ou alguma atividade física.

 

  • Evite beliscar enquanto prepara os alimentos. Com beliscos, perde-se a noção da quantidade que foi ingerida.

 

  • Utilize produtos light de maionese, requeijão, creme de leite e leite condensado para o preparo dos alimentos. Fará uma grande diferença na quantidade total de calorias ingeridas.

 

  • Não saia de casa de estômago vazio. Tome um iogurte ou coma frutas antes de ir para a festa. Assim, você não chega com muita fome e consegue escolher melhor os seus pratos.

 

  • Evite os petiscos, como castanhas, amendoim, salgadinhos, azeitonas, queijos, pois são bem calóricos.

 

  • Escolha os pratos que mais gosta e coma moderadamente.

 

  • Monte bem seu prato. Prefira as preparações sem molho e as carnes sem pele – assadas ou grelhadas, os alimentos integrais aos refinados, as frutas aos doces, os sucos naturais aos refrigerantes e às bebidas alcoólicas.

 

  • Controle a quantidade dos acompanhamentos, como arroz, risoto, farofa, cuscuz e tortas salgadas. Como todos são carboidratos, o ideal é se servir de uma pequena porção.

 

  • Abuse das saladas de folhas, como rúcula, alface, agrião e escarola. Acrescente tomate, cereja, cebola, palmito e pepino. Se gostar, acrescente também frutas às saladas.

 

  • Evite a tradicional salada de maionese e o salpicão de frango. Se não resistir, coma pouco.

 

  • Não exagere nas bebidas alcoólicas – beber também engorda. Asbebidas campeãs em calorias são caipirinha, saquê, vodca ou uísque com energético, drinques com leite condensado, cerveja, chope, conhaque e rum. Prefira, então, cidra, vinho seco ou champanhe, sempre com moderação.

 

  • Alterne a bebida com água. Assim você não exagera na quantidade e aproveita para se hidratar.

 

  • As frutas também devem estar na sobremesa. Aproveite as frutas de época – cereja, ameixa, pêssego, nectarina, abacaxi e melão (Brasil), – laranja, banana e maçã (Líbano). Elas são pouco calóricas.

 

  • Não exagere nas frutas secas. Nozes, amêndoas e castanhas devem ser consumidas com moderação; apesar de serem ótimas para a saúde, são muito calóricas e, em excesso, contribuirão para o aumento de peso.

 

  • Se gostar de panetone/bolo de Natal, procure comê-los apenas na véspera ou no dia. Ambos são bem calóricos, principalmente os recheados com chocolate e trufas.

 

  • Durante a semana entre Natal e Ano Novo, evite ficar comendo o que sobrou da ceia. Ingerir as sobremesas e os pratos calóricos durante toda a semana fará você engordar.

 

  • Não se esqueça de mastigar bem os alimentos durante a ceia. O desespero e a vontade de todas aquelas comidas deliciosas “fazem o olho crescer” e vem aquele desejo de comer rápido e logo repetir para comer mais.

 

  • E, claro, não exagere nas quantidades. Nem dos salgados e nem dos doces. Muitas pessoas pensam que é só um dia no ano e, por isso, abusam. Mas muitos dos alimentos preparados na ceia, nós temos o ano inteiro.

IMG_5397

 

Gostaria de finalizar, relembrando que essas dicas são para manter o peso e não para perdê-lo. A comilança do Natal e Ano Novo faz parte da nossa cultura.

Não podemos deixar de comer na ceia só porque queremos perder peso. Isso está totalmente errado, pois a frustação leva a compensar em algum outro momento.

E lembre-se, não é a ceia de Natal que tem que mudar e sim você mudar o seu comportamento na hora de comê-la. Portanto, curta suas festas de Natal e Ano Novo, mas com moderação, seguindo essas dicas, conseguirá manter o peso durante a época de festas e iniciar 2016 feliz, com saúde e sem peso na consciência.

Boa sorte e Boas Festas!

 

 

 

 

This post is also available in: enEnglish (Inglês)