los roques 3Los Roques é considerado o destino mais extraordinário e imperdível para os visitantes da Venezuela. Situado a aproximadamente 170 quilômetros da costa do país, em pleno mar do Caribe, o arquipélago possui cerca 50 ilhas e vários atrativos para os seus turistas, em sua maioria casais e jovens que buscam praias afrodisíacas com água cristalinas e belas paisagens. O principal meio de se chegar ao arquipélago são através dos vôos comerciais que partem da capital Caracas, Porlamar e Maracaíbo; embora também seja acessível por barcos particulares.

A ilha mais povoada da região é a ilha Gran Roque, nela se encontram o aeroporto de Los Roques e os principais hotéis e pousadas. Algumas hospedagens não oferecem muito luxo, os quartos de hospedarias intermediárias ou inferiores não possuem chuveiro quente, luxo só encontrado nas categorias superiores, somente nelas você encontrará ar-condicionado e camas confortáveis nas acomodações.Também é em Gran Roque que deverá ser paga a taxa obrigatória para visita do arquipélago, já que diante a necessidade de preservação das ilhas, foi instituído um Parque Nacional em 1972.

los roques 2As atrações mais procuradas em Los Roques National Park são: Cayo Crasqui – Los Roques, Cayo Francisqui, Praia Crasky, Madrisqui, Cayo Fabian, Isla de Carenero , Praia Noronky, Faro Holandés , Augustin, Estação de Biologia Marinha – Fundación Científica Los Roques, El Palafito e Cayo Pirata.

Um dos principais destaques de Los Roques é a ampla variedade de opções para se aproveitar.  Para quem busca praias para relaxar, se banhar e tomar sol, areias brancas e águas calmas e transparentes, são abundantes em Los Roques. As ilhas mais conhecidas para tal são Francisquí, Madrisquí e Crasquí, sendo as duas primeiras as mais procuradas para a pratica de Kitesurf por proporcionarem ventos constantes durante o ano todo. Para os amantes de mergulho as melhores opções são Boca de Cote, Las Salinas e La Guasa pela visibilidade e pela rica fauna submarina local que deixará até os iniciantes na prática impressionados, cursos de mergulho são oferecidos no local.

Outro destino interessante no arquipélago, principalmente se crianças estiverem no grupo, é a visita a Estação de Biologia Marinha – Fundación Científica Los Roques , onde é possível conhecer melhor várias espécies de tartarugas marinhas, desde o seu nascimento até o crescimento e preservação das mesmas e também participar do projeto “adote uma tartaruga”.

        Informações ao viajante

  • Línguas: Espanhol
  • Moeda: Bolívar Fuerte
  • Visto: Não é necessário
  • Saúde: Nenhuma vacina obrigatória, mas é recomendada a proteção para hepatite A, tétano, difteria e febre-amarela, esta última principalmente para aqueles que visitarão áreas florestais.
  • Melhor época para visitar: O arquipélago goza de bom tempo durante quase todo o ano.

Por Soraya Mourad

By Soraya Mourad

This post is also available in: enEnglish (Inglês)