IMG_4915
As paredes que um dia abrigaram o grande poeta são sólidas e altas. O que aliás é característica das casas mais antigas no Líbano, assim como os arcos atribuem o aspecto oriental da construção.

A divisão dos cômodos também difere, em muitas das casas de longa data, existem mais de uma salas, com colchões e almofadas, esse tipo de ambiente possui função dupla, durante o dia recebe-se visitas e quando a noite chega, a sala torna-se quarto. No caso da residência de Gibran, podemos notar uma cama, repare também que o fogão de lenha fica próximo ao sofá, facilitando o trabalho das donas de casa da época.

Ao levantar os olhos, o observador é capaz de admirar um teto feito com troncos de árvore. As portas e janelas com mesmo material acrescentam ainda mais rusticidade a esse ambiente, o chão de terra revela a simplicidade das moradias da época.

A casa de Gibran Khalil está no centro da cidade de Bcharre, cidade natal do poeta localizada na região norte do Líbano. As visitas são gratuitas, e além da casa de Gibran, toda a região exibe uma admirável arquitetura, igrejas monastérios e outros, e o que é melhor cercado por uma natureza exuberante. Vale a pena a visita.

por Gabrielle Nakhoul

IMG_4917 IMG_4916 IMG_4914

This post is also available in: enEnglish (Inglês)