Photo Margarethe Abussamra (2)-5

Pantanal

Quando se fala em educação, as primeiras palavras que vêm a nossa mente são : aprendizagem e escola. E as crianças necessitam de ambientes mais dinâmicos e diversos para facilitar a aprendizagem. Entenda como a fotografia é uma ferramenta que pode ser usada na área de educação ambiental de uma forma muito abrangente.

As crianças precisam ter uma postura diante de cenário ambiental em que vivem. Perceberem seus papéis, seus atos nas mudanças climáticas, na perda de biodiversidade e em situações que o homem vem degradando a natureza.

Photo Margarethe Abussamra (7)-2

Capivara, animal pantaneiro

Da pequena folha no chão à presença de um animalzinho em seu habitar; de uma árvore florida num meio do cerrado; do manguezal considerado um dos ambientes mais produtivos e santuário para os crustáceos, peixes e moluscos.

A Floresta Amazônica ocupa 49,29% do território nacional brasileiro.  Vegetação tão típica nossa que precisamos preservá-la vem sendo registrada ano após anos por muito fotógrafos que muitas crianças já ouvem falar da sua importância.

A Mata Atlântica, que já foi tanto registrada fotograficamente, vai do Estado do Rio Grande do Norte ao Estado do Rio Grande do Sul, e mostrada em salas de aula,  mas infelizmente só restam 7% em nosso território. Isso é o resultado da ação do Homem em devastar a vegetação nativa para substituir por outro plantio e até mesmo por queimadas propositais.

Photo Margarethe Abussamra (6)-3

Pantanal

Photo Margarethe Abussamra (5)-2

Pantanal

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A caatinga, o pantanal e os  pampas precisam ser preservados de uma forma urgente. O Brasil é fotografado de norte a sul, de leste a oeste no que se refere ao meio ambiente e esse arquivo fotográfico é de uma riqueza ímpar para a criança de hoje, adulto de amanhã. Photo Margarethe Abussamra (4)-2

Criança, meio ambiente e fotografia formam um tripé de grande importância para salvar a maior riqueza que o Homem e os animais têm: a Natureza.

A fotografia educa. A fotografia transforma o meio ambiente. A fotografia modifica o homem.

 

por Margareth Abussamra

Fotos: Margareth Abussamra

 

 

Photo Margarethe Abussamra (8)

Floresta Amazônica

 

 

 

 

 

 

This post is also available in: enEnglish (Inglês)