Os libaneses me trazem a cada feriado uma visão diferente, o que torna uma sociedade única e pitoresca comparada a outros países e suas culturas. E um exemplo dessa forma de extravagância é a comemoração do Dia de São Valentim no Líbano, comemorado no dia 14 de fevereiro, diferentemente da celebração no Brasil, comemorado no dia 12 de junho, o Dia dos Namorados!

Essa data se tornou mais conhecida no mercado libanês há cerca de 20 anos atrás, e não equivocadamente utilizei a palavra “ mercado”, tendo em vista a tendência comercial que está subjacente.

consejos-para-regalar-rosas-rojasDesde então e até os dias de hoje, a cada ano esta data comemorativa é mais e mais sobre os gastos, você pode perceber esse sentimento a partir das campanhas publicitárias que enchem o país com outdoors, anúncios de rádio e TV, revistas …

Essa conotação mercantilista relembra homens e mulheres que devem pagar seus entes queridos, por meio de joias, acessórios domésticos, etc. … e todos os outros tipos de coisas para provar seu “amor”.

Na mesma direção vem os eventos, os quais são os grandes artistas libaneses, verdadeiros protagonistas nas celebrações especiais sobre o Dia de São Valentim, assim como a véspera de Ano Novo!

E os valores dos convites são ridicularmente caros, porque por algum motivo, mostrar seu amor em um lugar privado não é uma tendência mais!

Quando estamos mencionando sobre valores, não podemos deixar de mencionar o aumento inacreditável em preços das flores no Dia de São Valentim!

Algumas lojas no Líbano chegam a cobrar por uma única rosa vermelha a bagatela de $20, equivalente a R$ 80,00!

E da mesma forma, os preços dos arranjos de flores podem chegar até o céu.

A última parte do que se chama essencial é a demonstração da “celebração do amor”, que é a exposição na mídia social! Já no dia 14 ou no dia seguinte, você nunca irá sentir que você teve uma bela linda Noite de Amor, se você for compará-la ao de seus amigos e amigas, uma vez que suas postagens muitas vezes exageradas, com suas belas fotos de presentes e flores, exacerbando suas festas na nome da paixão!

Seu mural do Facebook e Instagram vai se tornar uma mera exibição de presentes e rosas.

Embora alguns namorados julguem que a noite dos namorados trata-se apenas de um dia de extravagâncias, acredito que o quanto mais privado você permanecer sobre isso com o seu amado, mais significativa se tornará, mas com certeza, essa privacidade não é característica da sociedade libanesa!

Feliz Dia de São Valentim a todos ❤️

por Amina Nesr

This post is also available in: enEnglish (Inglês)