Sabemos que chegar a um país novo e começar a estudar necessita de preencher uma série de pré-requisitos. Para te ajudar a entender melhor quais são os primeiros passos e como se preparar para essa empreitada, resolvemos criar uma lista de dicas com as instituições de ensino mais renomadas na capital Beirute, que irão ajudá-los a tirar o maior proveito dessa nova experiência.

Primeiramente o seu histórico escolar, histórico acadêmico, diplomas, certificados de cursos extras, atividades extracurriculares, e outros comprovantes, todos traduzidos e juramentados, serão necessários para a matrícula na escola ou universidade; somente depois de providenciar todos estes documentos exigidos pela instituição, você irá conseguir ser admitido. Às vezes, as instituições pedem pra manter uma cópia destes documentos, então  tenha sempre uma cópia certificada com você.

Para as matrículas em instituições de ensino superior, tenha com você os papéis que comprovem a realização de exames,por exemplo, como o de proficiência em inglês TOEFL . Ou resultados em provas como, por exemplo o SAT, que tem propósitos semelhantes ao nosso ENEM, no caso do Brasil, que comprovam o seu preparo acadêmico. Algumas universidades podem exigir que você preste os exames educacionais aplicados pela instituição, mas isso vai depender de cada caso, após uma avaliação de toda documentação do aluno, a instituição escolherá qual exame aplicar.

As escolas de ensino fundamental e médio oferecem diferentes diplomas, International Baccalauréat, Lebanese Baccalauréat, French Baccalauréat; independente do programa que você optar, caso você não opte pelo Lebanese Baccalauréat pelo fato do idioma ser o árabe, você poderá obter um certificado de equivalência ao Lebanese Baccalauréat no Ministério da Educação e continuar seus estudos normalmente em qualquer universidade no Líbano. Caso opte pelo system Americano, o high school diploma, você terá que fazer um ano extra, “freshman year”.

  • Escolas (pré-primário, ensino fundamental e ensino médio): Localização/Idiomas/Anuidade Escolar ( vale ressaltar que a maioria das escolas exigem além da anuidade escolar, o pagamento de uma taxa de matrícula, chamado de luva, que seria pago junto à mensalidade, variando de $2,000 a $4,000, dependendo da escola).

 

  • American Community School (ACS): Ras Beirut/ Idioma- Inglês

Nursery & KG1=12,220

KG2= $13,980

Grade 1- 5= $14,560

Grade 6-8= $15,560

Grade 9-10= $16,010

Grade 11-12= $16,750

 

  • College Protestant Francais: Koraitem/ Idioma- Francês
Primaires (PS à CM2) $6,274
Complémentaires (6ème à 3ème) $6,382
Secondaires (2nde à Terminale) $6,536

 

  • The German School (DSB): Hamra/ Idioma- Alemão

          

Anuidade escolar (para todas as classes)       $6,400

 

  • Wellspring Learning Community: Idioma: Inglês

 

Nursery: $ 7,885

KG1 and KG2: $ 7,695

Grade 1 and 2: $ 8,065

Grade 3 and 4: $ 8,385

Grade 5: $ 8,545

Grade 6: $ 9,095

Grade7: $ 9,205

Grade 8: $ 9,575

Grade 9: $ 9,950

Grade 10: $ 10,055

         Grades 11-12: $11,760

 

 

  • International College (IC) : Idioma- Inglês /Francês

Anuidade escolar em torno de $10,000 por ano.

 

  • International School of Choueifat: Idioma- Inglês

Anuidade escolar varia de LL 8,350,000 – 11,275,000 .

 

Outras Instituições:

 

  • Collège Louise Wegmann: Bchémoun / Jouret al-Balout– Idioma: Francês
  • Lycée Franco-Libanais Verdun: Verdun- Idiomas: Francês e Arabe
  • Sagesse High School: Ain Saade- Idioma Inglês

 

Lista de Instituições de ensino superior:

 

 

Todas as instituições de ensino superior oferecem bacharelado e mestrado em diferentes áreas. As instituições podem cobrar anualmente ou semestralmente, os valores variam de curso para curso. As universidades que adotam o sistema Americano, os valores variam de acordo com o número de créditos matriculados pelo aluno em cada semestre. É importante que você visite as universidades, conheça todas as dependências, se informe bem sobre os cursos, currículos, diplomas oferecidos, reajustes anuais nas mensalidades, antes de fazer sua opção.

Soraya Mourad

 

This post is also available in: enEnglish (Inglês)