faculdade1-1024x681-2

Eu não sou a maior especialista em moda, e não sei se me descreveria como fashionista, mas como sou estilista a algum tempo e tenho uma loja de moda, muitas meninas sempre me perguntam sobre a carreira, como é a faculdade de moda e muitas outras coisas que vou falar aqui um pouco pra quem tem interesse em fazer faculdade de moda.

 

Muita gente acha que moda é só para ser estilista e entra na faculdade já pensando nessa opção, mas ao longo do curso voce vai descobrir muitas outras carreiras. O aspirante a fashionista pode ser designer, estilista, stylist, produtor, designer de estamparia, jornalista de moda, modelista, consultora de estilo…

E as faculdades geralmente colaboram bastante para você descobrir essa variedade de carreiras pois geralmente oferecem uma diferentes disciplinas como: desenho de moda, desenho técnico, modelagem, fotografia de moda, costura, ergonomia, produção de eventos, marketing de moda, história da moda, planejamento de coleção entre outras. É muito interessante porque dá pra voce sentir um pouco de cada para até o final do curso descobrir com o que mais voce se identifica.

É importante frisar que para entrar na faculdade geralmente não é obrigatório saber desenhar, mas é claro que não deixa de ser um plus, mas o mais importante é você saber expressar as suas idéias pra quem vai produzir a peça. Isso pode ser através de desenhos mais técnicos, colagens e até croquis desenvolvidos em programas de computador.

 

faculdade-de-moda-RJ1

Existem também aquelas pessoas que sonham em trabalhar com moda mas têm medo de se arriscar, seja por já ter estabilidade na carreira ou por estar confuso com relação o mundo que é o Mercado de trabalho. Então, antes de se arriscar você tem que saber se realmente quer trabalhar com moda ou se apenas gosta de ler revistas e fazer compras. Pra isso, uma boa opção é fazer cursinhos soltos e rápidos, que geralmente têm horários alternativos, e conhecer um pouco de cada área. No Brasil existem muitas opções boas como o Senac e ao redor do mundo tem vários outros cursos rápidos em escolas muito boas como o Instituro Marangoni, FIT, Parson’s, Central Saint Martins e outros.

 

E também pra aqueles que já fizeram outra faculdade podem fazer alguma pós-graduação ou MBA. O que é interessante também pra fazer depois da da faculdade de moda, dá pra se especializar ainda mais na área que voce deseja. Hoje em dia existem pós super específicas em jornalismo de moda, marketing no varejo, design editorial, planejamento de coleção e muitas outras, tanto no Brasil quanto no exterior.

 

10 melhores faculdades de moda no Brasil:

Faculdade Estrelas
(SC) Florianópolis – Udesc ★★★★★
(SP) São Paulo – Fasm ★★★★★
(CE) Fortaleza – UFC ★★★★
(GO) Goiânia – UFG ★★★★
(PA) Belém – Unama ★★★★
(PR) Londrina – UEL ★★★★
(RJ) Rio de Janeiro – Senai-Cetiqt ★★★★
(RS) Porto Alegre – UniRitter ★★★★
(SC) Blumenau – Furb ★★★★
(SP) São Paulo – Belas Artes ★★★★
(SP) São Paulo – Senac-SP ★★★★
(SP) São Paulo – Universidade Anhembi Morumbi ★★★★

* Dados do Guia do Estudante Profissões Vestibular 2014

 

 

Faculdades de moda no Líbano:

LAU http://sard.lau.edu.lb/programs/ba-fashion-design/

NDU http://www.ndu.edu.lb/academics/faad/desdep/aftd.htm

AUST https://www.aust.edu.lb/Faculties_and_ProgramsFaculty_of_Arts_and_SciencesUndergraduate_ProgramsBA_in_Fashion_Design

Esmod Beyrouth http://www.esmodbeyrouth.com/

 

 

Imagens retiradas dos sites:

  1. http://modaetica.com.br/wp-content/uploads/2014/05/faculdade1-1024×681.jpg
  2. http://www.cursoseprofissoes.com/wp-content/uploads/2015/09/faculdade-de-moda-RJ1.jpg
  3. http://imagens.devrybrasil.edu.br/wp-content/uploads/2014/12/12182800/20130612-164751-51b8d067183f4.jpg

 

 

Por Marcélia Bou Chebel

This post is also available in: enEnglish (Inglês)