Por que não ir para uma única cidade e ao mesmo tempo visitar dois continentes e a capital de três impérios? Istambul tem tudo isso. Localizada entre e Ásia e a Europa ao longo do belo estreito de Bósforo, Istambul serviu também de capital para três grandes impérios: o Romano, o Bizantino e o Otomano.

IMG_7694

Istambul

Com história incrível e economia pujante, Istambul proporciona muitas opções para aqueles que procuram experiências culturais, atrações históricas, aventuras gastronômicas, vida noturna e muito mais. Esse lugar fascinante une, com charme e bom gosto, o velho e o novo, o tradicional e o moderno.

 

Istambul, grosso modo, pode ser dividida em três áreas distintas: a “Cidade Velha” de Sultanahmet, antiga Constantinopla, no lado europeu; a parte “moderna” da cidade, também na Europa, mas do outro lado do “Corno de Ouro” (um estuário que divide a parte europeia da cidade); e o lado asiático, atravessando o Bósforo.

 

As principais atrações turísticas estão localizadas em Sultanahmet, tais como:

 

  • o Palácio Topkapi
  • a Hagia Sophia
    P1000249

    Grande Bazar

  • as cisternas da Basílica
  • o Museu de Arqueologia
  • o Museu de Arte Turca e Islâmica
  • o Grande Bazar

 

Do outro lado do “Corno de Ouro”, você encontrará os bairros descolados de Beyoğlu, Nişantaşı, Bebek, entre outros, conhecidos por sua atmosfera cosmopolita, pelas atividades culturais e artísticas e também pela vida noturna.

 

A famosa Praça Taksim está localizada nesta parte da cidade e é considerada o coração da Istambul moderna. No final desta praça você vai encontrar a İstiklal Caddesi, provavelmente a rua de pedestres mais agitada da cidade! Se você ficar cansado de andar, pegue o bonde antigo que atravessa toda a extensão da rua, passando por lojas, cafés, bares, confeitarias, clubes, restaurantes e galerias de arte.

IMG-20150518-WA0017

Praça Taksim

Ainda nessa área da cidade, o Museu de Arte Moderna de Istambul é uma boa opção para os amantes da arte. Além de abrigar belas exposições também propicia uma excelente vista do Bósforo. Aqui você pode fazer uma pausa para uma refeição ou apenas para tomar um café no restaurante enquanto aprecia os barcos que navegam entre a Ásia e a Europa.

 

Um dos pontos altos da viagem a Istambul é o passeio de barco pelo Bósforo. Inúmeros locais históricos, antigos palácios e belíssimas mansões situam-se às margens europeia e asiática. Há muitas excursões disponíveis, que partem normalmente da Ponte de Gálata, diferentes em percurso, número de pessoas e duração. Algumas levam até o Mar Negro.

 

Há sim muito o que ver e fazer, mas, tendo tempo, não se esqueça do lado asiático! Atravesse o Bósforo e desfrute parte de um dia no mercado de Kadiköy, um lugar para passear entre as muitas ruas e desfrutar da atmosfera vibrante de multidões que por ali transitam, comem e fazem compras.

 

Se você é daqueles que gosta de “rooftops”, a cidade oferece muitos estabelecimentos onde se pode comer ou tomar um drink enquanto se aprecia a noite ou o pôr do sol. Os meus favoritos são: Mikla, no Marmara Pera Hotel; 360 em Istiklal Caddesi; Leb-i-Deyra em Sultanahmet, o bar na cobertura das quatro estações; o Celal Sutan do Hotel Ata Restaurant, onde você pode jantar enquanto desfruta da vista da Hagia Sophia. Esse restaurantes podem ser relativamente caros, mas valem a experiência. É recomendável fazer reserva.

 

IMG-20150519-WA0019

Vista ao longo do passeio de barco

Se você deseja experimentar um tradicional café da manhã turco para começar o dia, eu recomendo fortemente o Privato Café, localizado no bairro de Gálata. Um agradável e elegante café “escondido” atrás da Torre de Gálata. Após a refeição, caminhe pela região em direção a Karakoy, a área é repleta de prédios antigos, algumas lojas de arte e de design e cafés.

 

Conheça Istambul. Um lugar cheio de encanto e de história, mas também de muita diversão!

IMG_6725

Por Márcio Almeida

 

This post is also available in: enEnglish (Inglês)