FullSizeRender-3FullSizeRender-2 FullSizeRender

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Connection Beirut se preocupa com o meio ambiente. Nesse mês trazemos o belíssimo trabalho da artista Karin Hantes Venema, que reutiliza papel e executa sua arte, transformando o lixo em arte. Ela é uma artista holandesa que escolheu o Líbano como sua segunda moradia, e vive aqui com sua família desde 2003. Graduou-se em arte em Arnhem – Amsterdam, Holanda, em 1991. Atualmente, trabalha como artista no Hotel Phoenix Residence e dá aulas particulares de arte para crianças e adultos. A artista recebeu Connection Beirut, e nos contou o caminho que percorreu para chegar ao seu trabalho atual.

A artista trabalha com matéria reciclável, existe uma preocupação com o meio ambiente, ela utiliza papel usado, cola e gelo e faz o uso do papel marche para realizar sua arte, imprimindo expressões artísticas em um material inutilizado.

O Hotel Phoenix Residence organizou a exposição de Karin Hantes-Venema em Beirute. A exposição mostrou um projeto baseado em bonecos de papel marche, que emitem luzes de topo de seus corpos, utilizados formando assim objetos de luz para decoração.

Karin descobriu a paixão pela arte do papel marche ainda no seu curso na Escola de Artes na Holanda. Segundo a artista, o uso do papel marchê não é muito conhecido no Líbano e as pessoas não sabem como utilizá-lo e não imaginam quantas trabalhos maravilhosos podem ser executados com este material.

A artista plástica explica que o papel marche é basicamente camadas de papel colocadas uma em cima da outra, com adição de um material brilhoso dado no final. Não se trata de uma camada só, mas sim de várias. E de acordo com a adição das camadas, o trabalho se torna mais sólido, grosso e pesado.

É um processo demorado e requer muitos detalhes: após colocar uma camada, deve-se esperar até que seque, e por isso, o artista deve realizar o seu trabalho com muito amor e muita paixão. Às vezes, ela inventa personagens não conhecidos, outras vezes, retrata pessoas famosas do mundo inteiro, incluindo personalidades árabes.

No final, a artista destacou que coloca, em cada parte da sua arte, uma parte de si, já que sempre busca incluir um pouco da sua personalidade em seu trabalho.

IMG_0666-2 IMG_0509 IMG_0702 IMG_0701 IMG_0695

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

11156342_1069137219767694_8856020215807399765_n-2Por Dra. Rita Rami

This post is also available in: enEnglish (Inglês)