IMG_4465 IMG_4467

 

 

 

 

 

 

 

 

Sangria, salsa, nacho, fajita, guacamole, merengue, margarita, chau, entre outras, são palavras comuns de se escutarem no Líbano! Mas, será que os libaneses sabem falar espanhol?

A questão não se trata somente do idioma, mas sim de um conjunto de influências espanholas e latinas no Líbano que vêm crescendo nos últimos anos.

Em primeiro lugar, está o idioma espanhol. No Líbano, escuta-se o espanhol falado basicamente por imigrantes hispanicos e seus descendentes. Mas também, nos últimos anos, o espanhol está sendo considerado o idioma “da moda”, por ser o segundo idioma mais importante a nível internacional e pelo fato de os libaneses falarem fluente árabe, inglês e francês, o espanhol tem demostrado ser o idioma mais buscado para ser estudado e é considerado um relativo diferencial. Em segundo lugar, graças ao processo de globalização, percebemos que, hoje em dia, tem mais casamentos entre libanês/libanesa com latina/latino do que anteriormente. Assim, encontramos muitas pessoas do Chile, Venezuela, Colômbia, Argentina e principalmente do México casadas com libaneses, sendo que a maioria reside na América Latina, mas muitos voltaram ao Líbano.

IMG_4520

Embaixada do México em Bikfaya, Líbano

Várias embaixadas e consulados estão presentes no Líbano para estabelecer as relações diplomáticas e oferecer os serviços necessários às relativas comunidades. Por exemplo, temos a Embaixada do Chile, do México, do Paraguai, do Uruguai, Argentina e Colômbia.

Além da gastronomia latina encontrada em restaurantes latinos e libaneses, tais como, Punta del Leste e Habana em Jounieh, El Gardel e La Estancia em Jemmeyzeh, Carlito em Antelias, etc.

De fato, depois dos espanhóis, o grupo mais numeroso de imigrantes à América Latina foi o dos árabes. Há, portanto, uma historia que se conta desde a saída dos árabes ao continente latino, suas chegadas e suas estadias e até as suas voltas. Através dessa história, se forma uma parte da personalidade do nosso país, com as suas estruturas sociais, políticas e econômicas. Assim, fica indispensável falar da relação da América Latina com o mundo árabe e principalmente com o Líbano.

O Ministro das Relações Exteriores do Líbano, Gebran Bassil, incentivou este ano, na metade do mês de fevereiro e no início de março, a exploração do grande potencial de intercâmbio cultural e comercial com a América Latina, para elevá-lo a um bom nível de relações políticas e diplomáticas.

Segundo ele, as relações políticas devem manter em desenvolvimento, porque já existem fortes laços entre os países; ele prometeu estreitar cooperações sistemáticas. Ele notou ainda que tem em torno de 12 milhões de imigrantes libaneses e seus descendentes no mundo latino (o que equivale a três vezes a população do Líbano). Dessa forma, o contato entre ambos torna-se  importante, no sentido político, cultural e econômico.

O Ministro relatou, através de exemplos, que Cuba não tem somente ritmos alegres para dançar. Com a música, podemos ter fantásticos programas de intercâmbio, e que Ministro Gibran Bassil gostaria de ver no Líbano orquestras cubanas, fazer concertos e conectar as populações. Ele relevou que o espírito cubano é muito próximo ao libanês, por isso gostaria de explorá-lo mais. Em relação à Venezuela, ele concluiu que, no aspecto político, mesmo com as boas relações, ainda existem dificuldades e frustrações , por ver o quão grandes são as potências econômicas e comerciais e o pouco que são exploradas.

Entre latinos e libaneses, portanto, a “base” é estabelecida, o sentimento de simpatia já existe, os laços também, mas não se trata somente de um aspecto sentimental, para nos beneficiarmos dessas relações, temos que mantê-las fortes e cooperar mais e da melhor maneira possível. Na medida em que reconhecemos essa realidade, seremos capazes de compreender totalmente as relativas histórias e, com elas, o processo de desenvolvimento nacional.

Por Rita Rami

Fotos: Viviane Carvalho( Festa da Independência  do México no Líbano em 15/09/2015).

 

IMG_4506 IMG_4502 IMG_4514 IMG_4500 IMG_4492 IMG_4488 IMG_4476 IMG_4472