Viver em um país com 19 seitas religiosas nem sempre foi um sinônimo de paz para a comunidade libanesa, ainda sim esse é um fato enriquecedor em termos culturais. Cristãos têm acesso à cultura mulçumana do mesmo jeito que mulçumanos estão expostos as tradições cristãs no Líbano.

IMG_9096

Beirut Souks no Natal

Um exemplo simples disso é a celebração do Natal pelos libaneses mulçumanos. As ruas de Beirute assim como todo Líbano, lembram essa época tão esperada pelas crianças, as árvores de Natal e os presépios estão em todas as ruas, lembrando que é tempo de festa.

Quando as ruas, shoppings e lojas estão todas decoradas para o Natal, fica difícil ignorar essa ocasião. Quando você vai às lojas de brinquedo decoradas com gigantescas árvores de Natal, e os lojistas te oferecem um papai Noel como brinde, você não tem como proibir seu filho de pegá-lo.

Quando os supermercados fazem promoções nos itens da ceia de Natal, você acaba preparando o jantar e recebendo a família e amigos.

E é assim que o Natal é visto pelos mulçumanos no Líbano, mais como um tradição do que como algo religioso.

IMG_9785

Mesquita Mohammad Al-Amin no centro de Beirute ao lado de uma árvore de Natal

Alguns mulçumanos decoram suas casas, compram e trocam presentes entre si. E praticamente a grande diferença é que a comunidade cristã possui as celebrações na igreja.

Então seguindo a tradição, desejamos um Feliz Natal!

por Amina Nesr

This post is also available in: enEnglish (Inglês)