Nas palavras do maquiador profissional Sil Bruinsma, em uma recente entrevista para o site da marca de cosméticos MAC, sobre seu trabalho com o designer de Thom Brown para a Fashion Week, “Existem dois tipos de beleza. O tipo que embeleza as pessoas, […] que faz as mulheres mais bonitas. E o tipo que é mais direcional. Mais criativo e ousado.”

 

No Líbano, a essa frase de Bruinsma faz todo o sentido. Vemos por aqui o uso da maquiagem natural, onde as mulheres apenas corrigem algumas manchas, e a maquiagem mais ousada, que redefine o conceito da beleza da mulher árabe.

 

paul

 

Vale tudo para realçar a beleza exótica das libanesas. A maquiagem é sempre impecável, seja natural ou ousada. O delineado, remetente à época de Cleópatra, que dá inveja em qualquer uma (especialmente para quem ainda não dominou a arte do delineador!). Nos lábios, as mais diversas cores, e a pele é sempre bem cuidada.

 

3026_3_1426259829_beauty-centers-lebanon-makeup artists-beauty-woman-eva-zoughaib (4)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Uma das peculiaridades e xodós das libanesas são as sobrancelhas. Muito bem feitas e criativas também. Tem de todo o tipo: arqueada, reta, desenhada, tatuada, fina, grossa. Parece até que são as libanesas quem ditam as regras da moda para os outros países.

Métodos como fio a fio e henna são populares nos salões especiais para a sobrancelha.

 

eyebrow

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

E a vaidade?

 

Bem, a vaidade certamente é uma das características mais fortes entre as libanesas. Os cabelos – lisos, encaracolados, coloridos ou não – estão sempre bem feitos, cortados e hidratados. Aliás, no Líbano os cortes de cabelo e penteados são uma verdadeira obra de arte. Basta uma pequena pesquisa no Google e somos bombardeadas com fotos de penteados diferenciados.

 

hanan-faraj-makeup-and-tattoo-artist-in-lebanon

 

make up

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

E por aqui, a vaidade não está ligada só às mulheres não. Os homens, principalmente os mais jovens, gostam de se vestir bem, exagerar no perfume e manter a barba sempre aparada e bem cuidada.

 

Com certeza, nós (eu) temos muito que aprender com as libanesas ainda.

por Natália Rabahi

 

This post is also available in: enEnglish (Inglês)