O Music Hall é um teatro cabaret ,inaugurado em 2003, em Beirute, pelo seu fundador e co-proprietário Michel Elefteriades, que comporta mais ou menos 800 pessoas, com uma mistura de performances ao vivo de artistas locais e estrangeiros especializados em um conceito único,que tornou o local um dos mais procurados nas noites de Beirute. Até quinze bandas e artistas se apresentam por noite, com uma performance de 10 minutos cada, todos produzidos por Elefteriades. O estilo musical do local tem como foco principalmente na fusão de diferentes gêneros musicais do mundo todo, mas também incluem jazz, pop, belcanto, comédia étnica stand-up e outros gêneros. O show consiste de curtos atos musicais revelando talentos do mundo em uma série de performances ecléticas variando de musica latina, cigana, francesa e oriental a ópera, rock, reggae entre muitos outros gêneros musicais.

 

Michel Elefteriades (1)

Michel Elefteriades

 

Afastado do Líbano por motivos politicos, Elefteriades que primeiramente seria enviado ao Brasil, acabou indo para Havana, Cuba, onde sua jornada musical comecou. “Hanine y Son Cubano” é o resultado de uma fusão de música cubana e árabe muito bem sucedida. Autor e compositor de mais de 120 músicas de artistas europeus e árabes como Tony Hanna, Demis Roussos, Jean Jacques Lafon, Nahawanad, Hanine y Son Cubano, El Chato, Galvez, Jose Fernandez, bem como um trabalho coletivo incluindo Saber el Ruba ‘i, Moen Shraif, Wadih El Safi, Mohamad el Mazem, Elefteriades é também o pioneiro da fusão musical do mundo.
Fundador em 1999 da “Mediterraneo Byblos Festival Internacional” e seu Diretor 1999-2003, ele também colaborou com os principais festivais do Oriente Médio e escreveu, compôs e dirigiu em 2004 “A viagem de Quatro Canções”, um musical para o mais prestigiado celebração das artes cênicas no mundo árabe, o Festival Internacional de Baalbeck. Elefteriades é também o fundador e co-proprietário da “Elef.Records”, uma antiga marca da “Warner Music” que já produziu mais de 16 álbuns.

 

 

MusicHall Beirut (2)

 

Em 2008, o Music Hall foi estabelecido como uma franquia e um interesse em franquear este conceito foi expressa por um número de empreendedores de diferentes cidades do mundo todo, incluindo Sao Paolo, Dubai, Cairo, Istambul e Doha. Em 2013, uma franquia do Music Hall foi inaugurada em Dubai, Emirados Árabes Unidos. Nesse mesmo ano Elefteriades também abriu o “MusicHall Waterfront” em Beirute, um local ao ar livre perto do mar no centro de Beirute.

 

 

MusicHall WATERFRONT (4)

 

O Music Hall Opera 3 noites por semana em uma base regular (Quintas/Sextas/Sábados) e até sete noites por semana durante a alta temporada. Nas outras noites, ele está disponível para eventos privados: eventos corporativos, festas de casamento, lançamento de produtos, concertos públicos, desfiles de moda, etc. Há uma taxa mínima de 80 dólares por pessoa, que inclui aproximadamente 3 bebidas. A mostra começa por volta das 23:00 até 03:00, espetáculos em curso.

Descrito pela mídia internacional como “o lugar onde bate o coração da fusão musical do mundo”, o Music Hall tornou-se o principal local de música ao vivo do Líbano e um dos seus mais badalados clubes noturnos do Oriente Médio.

Por Soraya Mourad

This post is also available in: enEnglish (Inglês)