Gabriel Chalita, escritor libanês-brasileiro, está em visita ao Líbano para participar da Feira Internacional do livro árabe de Beirute, 2015, que se realiza no BIEL. Gabriel lançará seu livro traduzido para o árabe e intitulado ” Sócrates e Thomas More: cartas imaginárias”, no dia 9 de dezembro durante o evento.

Capa do livro : Sócrates e Thomas More: cartas imaginárias.

Capa do livro : Sócrates e Thomas More: cartas imaginárias.

Gabriel Benedito Issaac Chalita, mais conhecido como Gabriel Chalita, nasceu em Cachoeira Paulista, 1969, Estado de São Paulo, de origem libanesa, da cidade de Bkaa Kafra, Líbano Norte.

Gabriel estudou Direito, Filosofia e Ciências Sociais e é doutor em Direito, Comunicação e Semiótica (ciência geral dos símbolos) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), onde também leciona entre outras instituições acadêmicas.

A vida do escritor Gabriel começou ainda jovem , aos 12 anos, quando publicou seu primeiro livro e, aos 15, criou uma coleção para as crianças destinadas ao ensino da catequese. Hoje, ele é um escritor que publicou mais de 70 livros sobre temas que giram em torno da educação, ética educacional entre outros, é um escritor experiente no Brasil. Chalita é membro da União Brasileira de Escritores, da Academia Brasileira de Educação e da Academia Paulista de Letras.

Quanto à sua vida política, desde a sua juventude, Gabriel participou de várias ONGs e grupos de jovens incluindo a Juventude Latino-Americana pela Democracia. Aos 19 anos, ele foi eleito vereador e presidente da Câmara Municipal de sua cidade natal, Cachoeira Paulista. Ele também foi Secretário de Esporte e Recreação da Juventude e, em seguida, o Secretário de Estado da Educação do Governo de São Paulo, que estabelece programas de Escolas Famílias, em tempo integral e os Caminhos das Artes. Em 2008, Gabriel foi eleito vereador pela cidade de São Paulo; ele recebeu o maior número de votos em todo o Brasil. Em 2010 ele foi eleito deputado Federal, sendo o segundo a receber o maior número de votos, mais de meio milhão de votos para o mandato 2011-2014. Em 2015, Gabriel foi nomeado Secretário de Educação da cidade de São Paulo e continua até os dias atuais.

Gabriel Chalita tem uma vida muito ativa e é muito querido no Brasil. Certa vez, me disse que era um sonho seu, ver um de seus livros traduzidos para o árabe, a língua de seus antepassados. Realizei os contatos necessários e seu sonho foi realizado através  da edição do livro em árabe “Sócrates e Thomas More: Cartas Imaginárias. A tradução foi realizada pela professora e tradutora Safa Jubran, que foi Connection Comunidade em nossa edição anterior e publicado pela editora  Dar Saer Mashreq Líbano.

image-20

Roberto Khatlab e Gabriel Chalita

Realizei tal trabalho no âmbito do intercâmbio que o Centro de Estudos e Culturas da América Latina! CECAL-USEK busca, com vistas a reforçar as relações entre a América Latina e o Líbano/Oriente Médio. Por esta razão, existe também a “Coleção da América Latina”, na Biblioteca Principal – USEK.

O texto do livro do escritor Chalita inspirado em dois filósofos, Sócrates (469-399 aC) e Thomas More (1478-1535), onde Gabriel criou dois personagens que trocam correspondências. O personagem imaginário More que seria um professor, em suas cartas, transmite sua angústia para a humanidade e seus problemas diários, a falta de respeito entre as pessoas, as facilidades através das quais os políticos se tornam corruptos, a falta de moral nas relações e outros. Quanto ao personagem imaginário Sócrates, que é um camponês  que por sua sabedoria tenta provar a seu amigo, mais para demonstrar a si mesmo que, apesar de tudo, sempre há esperança. Estas correspondências entre seus dois personagens imaginários giram em torno de temas atuais do mundo e a esperança de um futuro melhor. O prefácio do livro, em árabe, foi escrito pelo bispo Dom Youssef Bechara.

Em sua vida, Gabriel, escritor, acadêmico e político, tenta colocar em prática em seu cotidiano e nas suas entrevistas nos programas de televisão e rádio, a transmissão de sabedoria, apesar de todas as dificuldades do mundo, porque ele acredita que o homem pode ser feliz. Além disso, Gabriel é uma pessoa ligada à Igreja Católica; ele participou do movimento Carismático Católico e é apresentador de programas católicos na televisão, que demonstram a esperança e a alegria da vida …. Ainda escreve e fala sobre ensinamentos de vida, do amor, a trilogia da vida, os dez mandamentos da ética. Os temas de seus livros tornaram-se importante para muitos brasileiros e possui um grande número de leitores. Gabriel escreve sobre suas próprias experiências e agora escreve para os leitores árabes que poderão descobri-lo através da obra traduzida.

Tendo em vista o acordo acadêmico entre a PUC-SP e Universidade de Kaslik-USEK, Chalita Gabriel, que também é professor da PUC-SP, visita a USEK e o CECAL, a fim de fortalecer as relações acadêmicas entre o Líbano e Brasil.

Lançamento do livro: 

” Sócrates e Thomas More: cartas imaginárias”, no dia 9 de dezembro às 18:00 na Conference Hall no Biel.

Conferência com a participação do Exm Sr. Embaixador do Brasil Jorge Kadri e Sr. Marwan Najjar.

por Roberto Khatlab