Os viajantes sempre desejam levar para casa, algo que vai lembrá-los de sua viagem, mas deve-se ter cuidado para levar objetos que representem a cultura local, e assim como adquirir algo que não seja descartável em poucos meses.

IMG_0512Os turistas que visitam o Líbano podem trazer lindas recordações para seus países. No final de um dos bairros mais famosos de Beirute, chamado Hamra, em frente ao Hotel Commodore está localizada a loja Ammar, famosa pelos seus souvenires, e repleta de presentes orientais, incluindo jogos de gamão, narguilés, joias feitas a mão, artigos de couro, lenços, incluindo roupas de dança oriental, além de móveis confeccionados em madrepérola e marchetaria.

IMG_0516Além de oferecer uma perspectiva única sobre antigos artefatos de história e surpreendentes do Líbano, oferece uma boa variedade de itens de designers locais. A loja traz também réplicas de ações das famosas esculturas fenícias encontrados em Byblos. Você também será capaz de comprar imagens escritas em árabe, muito atraentes, que agregam os valores tradicionais criando um belo souvenir e valor ao produto.

Os quadros e tapetes persas também são itens a serem relevados na hora da compra. Os trajes típicos libaneses, denominados abayas, são feitos em seda artesanal com estampas e padronagens tradicionais do povo libanês. Suas cores e brilhos irresistíveis te levarão a viajar pelo Oriente Médio. Os chapéus vermelhos para os homens, que os antigos libaneses usavam, também são lembranças que não podem faltar em sua mala. E o que falar das bandejas banhadas de prata e ouro, assim como as chaleiras.

IMG_0519Mas os móveis feitos em marchetaria e madrepérola são simplesmente de impressionar qualquer turista. Um trabalho árduo, realizado com muita detalhe, sabedoria, delicadeza e paciência que a Connection Beirut acompanhou e testemunhou em uma visita ao ateliê da loja.

No Líbano, muitos móveis e pequenos objetos são revestidos com motivos geométricos. Essa técnica denominada marchetaria consiste no trabalho em madeira, aplicando peças recortadas de madrepérola sobre peça de marcenaria, formando desenhos variados.

As técnicas de corte e o ferramental seguem evoluindo, mas na terra fenícia ainda predomina o trabalho manual, com o corte de traços sinuosos com muita precisão e assim um maior detalhamento e maior nitidez de motivos complexos.

Além dos móveis, você poderá encontrar caixinhas de joias e mobílias com marchetaria, lembrando aquelas que decoravam os palácios dos faraós e os templos dos sacerdotes da época, já que levar um móvel é tarefa mais complicada para um turista.

IMG_0517Uma bela recordação do Líbano, com certeza!

 

Por Fifi Smaili