IMG_3449Os libaneses seguindo a tradição ao longo tempo, são como todo povo oriental, estão obcecados com a coleção de bens que serão herdados por seus filhos.

Embora a tendência para a coleção de pintura seja recente,  o velho hábito da coleção dos tapetes orientais sempre estará na moda, e continuará assim sendo uma tradição da cultura do Oriente Médio.

A coleção de tapete tornou-se um item reconhecidamente valioso e de fácil manuseio, pois com a experiência da guerra civil libanesa que perdurou por quase 20 anos, os libaneses aprenderam que essas relíquias podem ser facilmente transportadas em caso de necessidade de mudança repentina.

IMG_3450 IMG_3453

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Vale ressaltar aqui que essa própria guerra civil prejudicou a coleção de arte, já que era quase impossível preservar os móveis ou objetos de valor, tais como como relíquias ao longo da duração da guerra, uma vez que a população estava constantemente se movendo com a finalidade de se manter em segurança.

Os tapetes persas são parte da mobília de uma residência e os libaneses sentem-se orgulhosos em exibí-los em suas casas, preservando o seu valor ao longo dos anos. Beirute é repleta de lojas que vendem essas relíquias que são tão apreciadas no Líbano. Os preços variam de $ 3.000 até centenas de milhares de dólares, dependendo de algumas qualificações principais: o tipo de trabalho, a qualidade do fio utilizado e a fonte e/ou estilo utilizado pelo artesão que realizou a peça.

Aqueles colecionadores que gostam de tapetes persas feitos à mão, podem dizer imediatamente a fonte de cada tapete depois de observá-lo. Por exemplo: o Asfahani sempre tem um tema, já o Shirazi não possui. Existem diversos estilos de tapetes, os mais famosos são os persas, mas outros também são muito valorizados como os advindos da Armênia eIMG_3455 IMG_3454 Azerbaijão. Entre eles as marcas mais famosas são:  Ispahan, Tabriz, Kashan, Nain e Ghom. Todos são verdadeiras peças preciosas de arte, e claro que quanto mais antigo mais valioso, chegando a serem vendidos a $1.200.000,00, se caso a peça do século XIX.

IMG_3448

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A loja Iwan Maktabi é uma das lojas mais importantes em Beirute, que vende os tapetes mais caros aqui no Líbano. Maiores informações acesse: www.iwanmaktabi.com .

Então, escolha o seu tapete, desfrute da sua beleza e contemple a arte. Uma dica: você pode colocar no chão de seu imóvel ou pendurar em sua parede. Cabe a você decidir onde ficará mais bonito sua obra de arte oriental. IMG_3451
IMG_3452

 

 

 

 

 

 

 

 

image1.PNG

Amina Nesr

Por Amina Nesr

 

This post is also available in: enEnglish (Inglês)