Faraya é uma vila do Líbano localizada no distrito de Kesrwan, com uma altitude que varia de 1600 a 2300m acima do mar.

A palavra Faraya vem de “a terra das frutas e vegetais”, nomeada pelos fenícios devido ao seu solo fértil.

Com um clima bastante temperado, no verão, entre julho agosto, a temperatura local pode alcançar 30°C (86°F) e, no inverno, Faraya faz tanto frio que o acúmulo de neve que pode chegar a 1,5m e uma temperatura de a -6 °C (21 °F) ou ainda mais baixo.

Juntamente com Mzar Kfadebian, Faraya é uma das maiores atrações de inverno no Líbano, por suas pistas de ski, pela beleza do branco e pelo clima romântico dos chalés no estilo suíço.

Você não precisa esquiar para curtir a estação de esqui em Faraya, localizada no distrito de Keserwen, no Líbano a cerca de 1 hora de carro de Beirute. Você pode escolher entre se divertir no esqui, ou no snowmobile ou esquentar seus pés na lareira tomando um belo chocolate quente nos resorts da região.
Se engana quem pensa que o Oriente Médio é sinônimo de deserto. Sim, o Líbano possui pista de esqui e um resort que não deixa nada a perder para os Alpes suíços ou o Colorado nos EUA. Talvez por isso que o Líbano é conhecido como a Suíça do Oriente Médio.

IMG_6849Mzaar é uma cidade montanhosa no Líbano e seu pico chega a 2000 m de altitude e as descidas para os praticantes do esqui e do snowboard vão de 1700 m a 2000 m de pura adrenalina, e o passe para 6 dias de diversão custará em torno de $276.

A montanha denominada Mount Lebanon atrai visitantes de todo Líbano e dos arredores do Oriente Médio. Ela possui vistas espetaculares e sua beleza deixa ainda a terra dos fenícios mais linda e pitoresca, pois seus picos nevados podem ser vistos a quilômetros de distância, até mesmo para aqueles que estão se bronzeando na praia em Beirute .

IMG_6847

Gabriele Nakhoul em Kfardebian

Aproveite para tomar um chá de hibiscos ou comer um manaeesh, iguaria típica da região, uma espécie de pizza de queijo com zattar, erva aromática denominada de tomilho .

Durante os finais de semana de dezembro até meados de março, os libaneses se encontram na montanha para curtir a neve e aproveitam para fazer o churrasco libanês ao longo da estrada e fumar o narguilé.

Então, nesse inverno, que tal curtir uma aventura: pegue sua família e vão se divertir esquiando ou construindo um boneco de neve, com certeza serão lembranças que ficarão em sua memória.

E para completar a visita, recomendo ir ao restaurante chamado Jalset al Erzal, que possui a autêntica cozinha libanesa numa cidade antiga bem pitoresca. E se você não tiver roupas apropriadas para a neve e os equipamentos, não se preocupe. Basta alugar nas lojas ao longo da estrada, incluindo inclusive os trenós que fazem a alegria das crianças.

 

Estadia:

Você poderá alugar chalés em Faraya ou alugar quartos nos hotéis na região.

O mais famoso é o Intercontinental Mzaar, resort 4 estrelas com acesso a pista de esqui, spa e piscina aquecida além de uma gastronomia internacional a sua disposição.

 

 

 

Faraya no verão 

12633065_10156561944195492_2141280336_o

Crédito: @1001trips

12630861_10156561944380492_936258116_o

Crédito: @1001trips

12669218_10156561943110492_1717900301_o

Crédito: @1001trips

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Mas no verão a cidade não fica menos agitada. Uma data muito comemorada entre eles, tão agitada como o réveillon para os brasileiros, é o St Mary’s Day, em 15 de agosto, comemorada com fogos de artificio e shows musicais.

Ainda no verão, o famoso restaurante Rikkyz, aos domingos, faz churrasco com música ao vivo que agita a moçada desde as 11h até o entardecer. Já aqueles que preferem sossego, e ainda querem aproveitar o clima mais ameno do alto da montanha, a boa opção, muito procurada pelos libaneses locais mais descolados, como artistas, cantores e até políticos é o Le Montagnou.

Esse hotel propicia uma vista deslumbrante do Mediterrâneo, além da piscina com borda infinita cercada por uma paisagem espetacular, um ambiente típico de chalé suíço, tudo regado por boa comida e bons vinhos.

Outros dois hotéis bastante badalados e procurados, principalmente por casais durante o Valentine’s Day são o iGloo e Chez Micheal.

Para maiores informações:

 

http://www.icmzaar.com

http://www.skileb.com

http://www.thelodgeinn.com

www.mileumaviagens.com.br

 

Por Viviane Carvalho e Dalila Barakat

Fotos: Viviane Carvalho e @1001trips

This post is also available in: enEnglish (Inglês)