Este é um bolo mais para torta de chocolate, pois é feito sem farinha, e faz sucesso mesmo entre aqueles que não gostam muito de sobremesas. É sem glúten e minha receita tem menos açúcar e manteiga que a maioria. Seu intenso sabor de chocolate e mistura afrodisíaca de especiarias com certeza fará do seu jantar do dia dos namorados muito especial.

Torta de Chocolate Afrodisíaca (sem glúten)
Serve: 10-12 (forma de 20-21cm) ou 10 tortas individuais de 5cm
Ingredientes:

  • 4 ovos grandes em temperatura ambiente (não separados)
  • 1 xícara + 1 colher de sopa (150g) de açúcar
  • 185g de chocolate meio-amargo (pelo menos 70% de cacau)
  • 110g de manteiga (se preferir o bolo mais denso em textura, aumente mais 3-4 colheres de sopa (42-57g)
  • I colher de sopa (7g) de cacau em pó sem açúcar
  • 1/8 colher de chá de café instantâneo em pó (opcional)
  • ½ colher de chá de extrato de baunilha
  • ½ colher de chá de canela em pó
  • ½ colher de chá de pimenta de Caiena
  • 1 colher de sopa de amêndoas, nozes ou avelãs picadas (opcional)

Modo de Fazer:

  1. Derreta a manteiga em uma tigela de vidro em banho-maria ou no microondas.
  2. Pique o chocolate em pedaços e adicione à manteiga derretida. Derreta o chocolate em banho-maria (o chocolate pode queimar facilmente no microondas).
    • Banho-maria: use um recipiente de vidro que possa ser colocado em cima de uma panela pequena com água (sem que o recipiente toque o fundo da panela). Coloque um pouco de água e deixe ferver. Misture o chocolate constantemente até derreter.
  3. Adicione o café, cacau em pó, canela, e pimenta de Caiena, misture até dissolver bem e reserve (não deixe que a mistura de chocolate esfrie completamente ou ela endurece).
  4. Em outra tigela, bata os ovos com o açúcar e o extrato de baunilha.
  5. Adicione ½ xícara da mistura de chocolate à mistura de ovos e bata bem. Adicione aos poucos a mistura de chocolate aos ovos (se o chocolate estiver muito quente, e adicionar de uma só vez pode “cozinhar” os ovos).
  6. Forre o fundo do forma ou forminhas com papél de ou use uma forma com fundo removível.
  7. Asse por 20-25 minutos (forminhas individuais tipo ramekin) ou 30 minutos (se usar uma forma maior). A torta estará pronta quando a parte superior começar a rachar.
  8. Deixe esfriar por 10 minutos. Vire a torta sobre um prato e retire o papel de cera do fundo. Vire novamente sobre a travessa de servir. Se fizer tortas individuais, coloque-as diretamente em pratos de servir.
  9. Na hora de servir, polvilhe açúcar de confeiteiro, cacau em pó ou um pouco de canela.

 

Esta torta é melhor servida em temperatura ambiente ou morna. Pode ser feita com 1 dia de antecedência (sem açúcar ou cacau em pó em cima) e colocada na geladeira. Deixe a torta em temperatura ambiente por pelo menos 1 hora antes de servir. Bom Apetite!

Por Alessandra Egro

 

This post is also available in: enEnglish (Inglês)