Hoje em dia, ter um segundo idioma não é mais uma opção, é primordial.

Aprender um novo idioma tem se tornado cada vez mais importante. Além dos benefícios profissionais e da vantagem competitiva que representa para cada profissional, é a melhor alternativa para interagir plenamente com outras culturas, em um mundo globalizado e que exige cada vez mais que possamos interagir com pessoas de várias partes do mundo.

No âmbito profissional, o candidato que fala mais de duas línguas acaba alcançando as melhores vagas, uma vez que essa qualificação é um diferencial que as empresas valorizam.

 

 

 

IMG_4662

Embora o inglês seja a língua mais usada no mundo, hoje, para uma boa recolocação no mercado, apenas o inglês não é suficiente. Muitas empresas, e concretizar negócios pode exigir o conhecimento de outro idioma. O Espanhol, além de ser o segundo idioma mais falado no mundo, é uma das línguas mais importantes em encontros internacionais, políticos e de negócios. Já o francês abre portas em organizações na França e em todos os países que falam essa língua. O alemão é um dos principais idiomas da tecnologia, ciência e pesquisa e é imprescindível no ramo cultural e turístico.

As razões pelas quais devemos buscar a aprendizagem de um novo idioma são várias. Para motivar o leitor a buscar essa conquista, separamos as razões da seguinte maneira:

 

IMG_4660

Negócios e carreira:

. O português não é uma língua comum; o mandarim, inglês e espanhol são as línguas mais faladas ao redor do mundo.

. Viajar pelo seu trabalho; o idioma é uma rede de contatos mundial e de negócios internacionais.

. O idioma faz com que o indivíduo poliglota se torne uma pessoa indispensável no seu trabalho. Além de ganhar pontos com os clientes.

. Ter acesso a mais informações e portanto estar mais consciente do mundo ao nosso redor e entender melhor as diferenças culturais.

 

. Competir com profissionais mais jovens.

 

. Ser intérprete

 

. Obter um salário maior; quanto melhores suas habilidades e competências, maior sua remuneração no mercado de trabalho.

 

. Ganhar destaque

IMG_4663

Benefícios pessoais:

. Entender novas tradições e respeitar melhor as culturas.

. Ser mais feliz; o indivíduo consegue se conectar com mais pessoas, ter mais amigos, aproveitar melhores oportunidades e ser mais realizado. 

. Ganhar independência

. Ajudar turistas

. Impressionar os pretendentes.

. Melhorar a leitura em geral.

. Aprimorar a memória.

. Entender os cardápios em restaurantes estrangeiros.

Viagens e hobbies:

. Enriquecer suas viagens, conhecendo habitantes locais, aprendendo a culinária e a cultura típica.

. Fazer intercâmbios

. Entender músicas estrangeiras.

 

. IMG_4664

Educação:

. Melhorar suas habilidades de aprendizado, e pensar com mais flexibilidade, pois aprimora a memória e exercita seu cérebro.

. Conseguir uma bolsa de estudos

. Estudar em várias línguas.

. Melhorar seu português; quando você estuda outro idioma acaba aprendendo mais sobre o próprio português, já que relaciona as duas gramáticas para conseguir entender a nova língua.

Métodos simples podem facilitar o aprendizado

Para quem pretende começar a estudar, algumas práticas podem ser úteis na hora de aprender. Ouvir músicas, acompanhar com a letra, ler a tradução, assistir a alguns filmes e seriados.

Sendo que o importante não é o tipo de conteúdo, mas a exposição. O que vai fazer a diferença é a quantidade de vezes que você vai fazer isso. Quanto mais vezes, mais fácil memorizar o vocabulário e entender o conteúdo do filme. Com isso, você pode até decorar algumas frases e passar a usá-las no dia a dia.

Para ficar mais fácil lembrar das palavras aprendidas, uma outra sugestão é reler o que foi ensinado em sala de aula. A leitura serve como uma cola do aprendizado.

Há pessoas que conseguem conciliar o aprendizado de mais de um idioma ao mesmo tempo, na maioria das vezes para ganhar tempo, porém nem sempre essa é a melhor opção. É recomendável que cada idioma seja aprendido a seu tempo para maximizar sua retenção, evitando comparações com outros idiomas em paralelo. Além de gerar confusão entre as línguas, a pessoa pode não absorver o aprendizado dos idiomas por completo.

Conclusão:

O aprendizado de um idioma requer dedicação por parte do aluno.

O ideal é procurar uma escola de idiomas de qualidade para o estudo e aprendizado. Porém, além dos livros, hoje em dia, há diversos sites na internet que possibilitam o aprendizado de qualquer idioma independentemente. Além disso, interagir com professor e colegas é fundamental para o bom uso do idioma. Estudar com outra pessoa é muito importante para assegurar que estamos sendo compreendidos plenamente.

Lembramos que, quanto mais idiomas você souber, mais fácil será de aprender novas línguas, principalmente se a origem das línguas for similar, como o latim.

Só é preciso comprometimento do indivíduo, afinal o interesse é dele!

por Rita Rami

This post is also available in: enEnglish (Inglês)