IMG_1110

Sra. Regina Fenianos em sua casa no Líbano

Sra.Regina Zogheib Fenianos é a presidente da Associação de Amizade Líbano – Brasil, e Sra. Latife  Harmouch Nakadi, a tesoureira da entidade. Juntas dão prosseguimento aos ideais da associação, que foi fundada em 1954 com a finalidade de reforçar a amizade entre essas duas nações fraternas.

Duas damas da sociedade brasileira no Líbano, amigas há 40 anos. Sra.Regina Fenianos e Sra. Latife Nakadi fazem ainda parte do grupo Green Garden Group, que realiza projetos de execução de jardins públicos  para crianças de todo o Líbano.

IMG_1113

Sra. Latife Nakadi e Sra. Regina Fenianos

Elas vieram para o Líbano em 1971, amigas desde essa época, e desde então não se desgrudam e cumprem uma rígida agenda social na sociedade libanesa.

Sra.Regina Fenianos, filha de libaneses assim como Sra. Latife Nakadi, chegaram na década de 70 e se apaixonaram por Beirute, conhecida à época como a “Paris do Oriente Médio”. Elas frequentaram o  Saint George Iate Clube, e se encantaram com a vida social e pelo povo libanês desde então.

Sra.Regina Fenianos nos conta que viveu boa parte de sua vida na Suíça, em Genebra, tendo em vista os negócios de seu saudoso pai, que era como todo bom libanês, comerciante de pedras preciosas para estrangeiros. Desde nova já ajudava seu pai em seu empreendimento, o acompanhando pelo mundo inteiro em viagens a trabalho, atravessando oceanos de Nova Iorque a Hong Kong.

 

1-2005 001

Baile de Debutante de 2005: Sra.Isabelle Emie, embaixatriz da França no Líbano, Príncipe Charles de Orleans e Sra. Regina Fenianos

2-2010 001

Baile de Debutante de 2010: Príncipe Jean d’Orleans, Sra.Regina Fenianos, Sra Wafaa Sleiman- esposa do Presidente da República do Líbano, Michel Sleiman, Sr. Denis Pietton-embaixador da França no Líbano (e mais tarde embaixador da França no Brasil)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Os bens mais valiosos da Sra. Regina Fenianos não são as joias, nem as elegantes peças de decoração espalhadas pela casa onde vive em Jounieh, Líbano. Tudo isso é efêmero e ela sabe disso. O que mais chama a atenção nela não são seus cabelos loiros e a silhueta esbelta, na contramão do passar dos anos.

A disposição para ser feliz é o que há de mais precioso na Sra. Regina e Sra. Latife, e o que elas tentam preservar a todo custo.

Elas não passam despercebidas, nem dispensam uma boa oportunidade de fazer o que mais gostam: sentir-se prazerosamente vivas para realizar seus sonhos e poder ajudar a sociedade em que vivem.

Regina encara a vida como uma celebração. E de festas ela entende como poucos.

IMG_1108

Casa da Sra. Regina Fenianos

Ela nos conta que durante a guerra cívil no Líbano, sua casa serviu de abrigo para embaixadores brasileiros, que fugiam da luta armada, assim como outros políticos e suas proles.

Mas a Guerra passou e Regina tinha ideias criativas. Como seu desejo de ter uma filha não foi realizado, apesar de ter sido agraciada por 3 filhos homens, que enchem seu coração de amor,  a filha sonhada não veio. Habituada a conviver com a alta sociedade e os bailes de debutantes tão famosos no Brasil,  Regina e Latife decidiram realizar o sonho do baile em terras fenícias juntamente com o Comitê Internacional de Debutantes, quando nunca se tinha ouvido falar em baile de gala para as meninas quando completam 15 anos ou mais.

1-869

Sra. Regina Fenianos e suas 18 debutantes

3-Ambulance

Sra. Regina Fenianos, Sra. Latife Nakadi, junto ao Comitê Organizador dos Baile de Debutantes entregando uma ambulância para entidades beneficentes do Líbano

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Regina e Latife nos contam que elas realizaram o primeiro baile em 1998. Este ano será o 19o ano de baile. As lembranças das participantes eram um agente motivador  que impulsionava Regina Fenianos a não parar essa tradição que ela criou. Mas ela lembra: “o que deixa nossas festas tão bonitas são os convidados. Todos se arrumam tanto, lembrando os bailes da corte europeia. Não tem como não ser bonito. Contudo sempre fazemos as festas com fins humanitários, uma vez que todos os anos realizamos a entrega de uma ambulância à Cruz Vermelha do Líbano”, conta a orgulhosa Regina.

Ela conta que em uma de suas viagens à Paris, havia o centenário da Imperatriz  Sissi da Áustria e ela teve a ideia de convidar um príncipe da familia real, e desde 1998 todos os anos o baile tem como convidado de honra um príncipe que faz a abertura da festa dando ainda mais glamour ao baile.

 

 

IMG_1093

Sra. Viviane Carvalho, Sra. Regina Fenianos e Sra. Latife Nakadi durante entrevista

IMG_1122

Sra. Gabrielle Nakhoul e Sra. Regina Fenianos

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

As duas amigas adoram festas e começaram a realizar o famoso baile de Gala de Carnaval no Líbano desde 2013, o qual já virou tradição, onde a gastronomia e a diversão são brasileiras assim como os shows, que são trazidos por grupos de sambistas brasileiras radicadas em Paris, escolhidos pessoalmente pela Sra. Regina Fenianos. A festa conta com a presença de embaixadores, autoridades, ministros e personalidades da alta sociedade libanesa.

E ela conta com uma grande colaboração de um comitê, tendo como seu braço direito sua amiga Sra.Latife Nakadi. O próximo Baile de Gala de Carnaval irá acontecer dia 21 de maio de 2016 no Hotel Fenícia, Beirute.

MONDANITE 2010-Cover 001

Capa da revista libanesa famosa Mondanité em 2010

MONDANITE 2005 - COVER 001

Capa da revista Mondanité em 2005

Suas festas e suas presenças são publicadas em vários jornais e revistas do país, inclusive seu baile de debutante é transmitido ao vivo na TV Future, uma das mais importantes emissoras de televisão do Líbano.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

IMG_2230

Sra.Regina Fenianos e Sra. Viviane Carvalho no Baile de Gala de Carnaval em 2015

Acostumados à alegria da mãe, os filhos de Regina foram criados em ambiente festivo assim como o filho único da Sra. Latife Nakadi.

Connection Beirut, representada pelas suas fundadoras Gabrielle Nakhoul e Viviane Carvalho, teve a honra de passar uma tarde com essas duas damas da sociedade brasileira no Líbano.

Pode-se perceber que a alegria delas é muito contagiante. Elas respeitam a individualidade das pessoas, respeitando absolutamente a todos. Podemos perceber ainda que são queridas por onde passam, e suas personalidades tão positivas e recheadas de alto astral.

Regina Fenianos é casada com o advogado Camille Fenianos, um dos nomes mais famosos em termos de advocacia no Líbano. Eles se casaram no Brasil e tiveram três filhos. E Sra. Latife Nakdi casou no Líbano, porém perdeu seu marido ainda jovem, e teve um filho, que atualmente mora no Qatar.

Sra. Regina Fenianos e Sra. Latife Nakadi rejeitam o rótulo de “dondocas” e enfrentam preconceitos pelos julgamentos distorcidos e preconceituosos, de pessoas que desconhecem seu trabalho e de seus projetos.

Definitivamente, Sra. Regina Fenianos e Sra. Latife Nakadi são mulheres admiráveis.

 

Por Viviane Carvalho e Gabrielle Nakhoul

IMG_1117

Sra. Fenianos em sua casa no Líbano

IMG_1116

Prêmios que a Associação Libano-Brasil recebeu ao longo dos anos de trabalho

 

This post is also available in: enEnglish (Inglês)