O Líbano é sempre associado com desertos, camelos, e nômades, mas isso não passa de um mito. Oriente Médio? Sim, mas você não vai encontrar camelos ou desertos no Líbano, muito pelo contrário, você vai ver montanhas e muitas áreas verdes.
O Líbano é o único país árabe e do Oriente Médio que não tem deserto. Esse minúsculo país chamado Líbano desfruta de um clima moderado do Mediterrâneo onde os verões são quentes e secos, e os invernos frios e chuvosos. No Líbano você presencia calor, frio, chuva, neve, gelo, e muitas tempestades, inclusive tempestades de areia.
Nessa semana, uma tempestade de areia tomou conta do Líbano levando o país ao caos. Tempestades de areia são comuns por aqui, mas essa tempestade chegou com toda a intensidade possível, e parece que gostou tanto daqui que deu até uma estacionada. A partir da segunda-feira; 7 de Setembro, uma frente fria se chocou com uma massa de ar seco causando uma tempestade de areia no Iraque, e essa tempestade resolveu visitar a antiga Fenícia; Líbano.
O Ministério da Saúde advertiu algumas cautelas para seus cidadãos para se prevenirem de possíveis problemas de saúde. É aconselhado para as pessoas que se encontram na zona da tempestade que evitem sair de casa o máximo possível, e que utilizem máscaras para diminuir os riscos de contaminação de algumas doenças, e também para diminuir o risco de ataques pulmonares e respiratórios. É recomendado também que as pessoas umidifiquem os ambientes o máximo possível.
Até agora dois casos de óbito foram registrados e centenas de pessoas foram hospitalizadas devido à problemas respiratórios. A tempestade deverá durar até quinta-feira dia 10 de Setembro, e os conselhos do ministério da saúde devem ser levados em consideração por todo esse período. Todos que se encontram no Líbano devem ter cautela e se prevenir o máximo possível.
A notícia da tempestade de areia teve repercussão internacional, e talvez isso apenas contribua para o estereótipo que o mundo tem sobre o Líbano de país árabe no meio do deserto, mas pessoal, que fique bem claro que não existe deserto no Líbano, mas mesmo assim podemos desfrutar dessa experiência das Arábias.
Para quem  está no Líbano…se cuide, se hidrate e evite sair o máximo possível, para quem não gosta de tempestade de areia, paciência, e para quem gosta, tire foto usando máscara porque não é todo dia que você usa uma máscara para sair de casa.
Por Ibrahim Smidi
IMG_4198

This post is also available in: enEnglish (Inglês)