Se você escrever a palavra libaneses no motor de busca do Google a primeira palavra que se segue é mulheres! As mulheres libanesas são bem conhecidas pelo exagero, inteligência e senso de liberdade relativa, quando comparado com outras mulheres do mundo árabe. Na minha opinião, limitando as habilidades das mulheres libanesas à mera aparência é pura injustiça. Sim são bonitas, mas isso não acontece por acaso ou genes, simplesmente vai de volta para o fato de que eles mantêm cuidados minuciosos com a aparência e isso é independentemente de seu status. Comparada a estrangeiros a diferença é tremenda, uma mulher libanesa é capaz de se vestir como quem está indo para um casamento, enquanto na verdade toda essa produção seria para fazer compras no supermercado mais próximo!

Mas ela gosta, então aloca tempo e esforço para manter sua aparência, ela é  educada e sempre atenta do que acontece em torno dela. Dizem que quando se encontram no estrangeiro, as mulheres libanesas podem localizar uma a outra de qilometros, simplesmente pela forma como eles esquadrinham umas as outras em segundos! É essa consciência e superação que tem feito as mulheres no Líbano sobreviver 20 anos de guerra civil e ainda serem mais realizada externamente e internamente. Essa capacidade de se relacionar com o oeste e o leste preservando seu jeito peculiar de ser, elas desenvolvem como todas mulheres diversos papeis simultaneamente a mãe libanesa, médica, professora, advogada…

Infelizmente as leis civis libaneses não ecoam essa presença e não oferece igualdade de direitos, no entanto, eles estão lá para ficar!

Por Amina Nesr

This post is also available in: enEnglish (Inglês)