IMG_3386Como o assunto é arte, nada melhor do que falar de um país onde a arte está desenhada a céu aberto, por meio das pirâmides, mas também por meio de suas esculturas, papiros, artes nas paredes, máscaras, múmias e esculturas de ouro.

Espero que esse breve relato da minha viagem, ajude você a desvendar essa cidade fantástica. Sendo eu servidor do Ministério das Relações Exteriores, fui designado numa missão de 3 meses no Cairo, Egito, em 1995. Estava deslumbrado com a oportunidade da minha primeira missão num país histórico, com tanta cultura e história de uma civilização milenar.

Quando cheguei ao Cairo me apresentei na Embaixada do Brasil no Egito, que ficava localizada no centro da cidade. E fiquei num hotel próximo da embaixada no bairro de estrangeiros, porém por poucos dias, pois me mudei para um apartamento durante a minha permanência no Cairo. IMG_3314

Me senti desde o primeiro momento que cheguei ao Egito um turista acidental, pois desde o princípio já comecei a desvendar os mistérios egípcios, procurando conhecer tudo ao máximo pelo tempo que estava lá.

Ao final do expediente, retornava ao apartamento, e já pendurava a máquina fotográfica no pescoço e partia para conhecer a cidade.

Não poderia deixar de ser o primeiro passeio escolhido,  e escolhi as Pirâmides em Guiza e  sem dúvida a famosa volta de camelo no deserto.

Peguei um táxi, que aliás é complicado no Cairo, pois eles quando percebem que você é estrangeiro, tentam te enrolar e de alguma forma tirar vantagem. Sugiro que combine previamente o valor da corrida, pois irá se arrepender como eu me arrependi, pois o taxista queria me cobrar um valor altíssimo, além de dar muitas voltas antes de chegar ao destino final que seria as pirâmides. Depois de muita discussão e muitas voltas, finalmente me deparo com a visão das pirâmides, que me deixou deslumbrado e sem fôlego. Só então compreendi  o sentimento de uma pessoa interiorana que nunca saiu da cidade pequena e se depara com a Avenida Paulista. IMG_3313

Me recordei dos dizeres de Napoleão Bonaparte:                          “ SOLDADOS, DO ALTO DESTAS PIRÂMIDES 40 SÉCULOS VOS CONTEMPLAM!”

Realmente é uma imagem impressionante e que nos deixa perplexos por saber que há 4000 anos sem a utilização de máquinas e tratores, monumentos gigantescos foram construídos. Fiquei mais perplexo ainda dentro da pirâmide, onde constatei ambientes com pedras de tamanhos cúbicos imensos. Impossível não questionar sobre como realmente teriam sido construídos tais monumentos. Visite a Memphis, a pirâmide Guiza assim como a área de Esfinge, vale a pena apesar do calor no deserto, procure ir nos meses mais frescos.

IMG_3317Na volta passei numa loja de papiros, que é a arte como os antigos utilizavam para a escrita. Não deixe de mandar fazer um papiro com seu nome escrito em hieróglifo, assim como comprar os frascos belíssimos com essências de lótus, que são muito conhecidos na região.

IMG_3319Vale também conhecer o souks, mercado em árabe, chamado Khan Khalili, onde você poderá comprar caixas de madrepérolas, pratarias, entre outros souvenires. E claro que é passeio obrigatório a volta de camelo, mas cuidado, pois é um animal traiçoeiro, fique longe de sua boca pois ele morde e cospe também. Aliás carne de camelo é uma iguaria vendida nos açougues, não tive coragem de provar, mas fica a dica para você que é excêntrico.

IMG_3316

IMG_3381Pegue um barco chamado Feluca para dar uma volta no Nilo, que é um passeio tradicional também.

O museu Nacional do Cairo é visita obrigatória, onde você poderá ter um acervo incrível do antigo Egito. O mais impressionante é o tesouro do faraó Tutancâmon, aliás você deveria passar semanas para conhecer o museu e adquirir tanto conhecimento em história, simplesmente incrível. Sugiro pegar um guia turístico credenciado no hotel para lhe dar coordenadas e não ter problemas com pessoas de má índole .

Visite também Salah El Din Citadel, e a mesquita Alabaster, que é uma das mais antigas mesquitas de Cairo, feita de pedra, que deve ser contemplada a distância. Ela fica localizada em Citadel, que é uma fortificação medieval do Cairo construída durante as Cruzadas. Passeio imperdível !!

A comida é basicamente a mesma de um país do Oriente Médio, pasta de grão de bico, quibe, falafel, e o pão sírio vendido na rua, mas cuidado com a higiene dos restaurantes. Bom apetite! IMG_3391IMG_3382

As passagens aéreas via Beirute – Cairo ficam em torno de $ 270, pela Egyptian Air, somente ida.

Indico os hotéis no bairro Zamalek, que é na verdade uma ilha, onde ficam localizadas todas embaixadas e todo agito do Cairo. Uma boa pedida é o Hotel Hilton Zamalek Cairo, que você irá ter um excelente café da manha e uma boa acomodação, porém os preços não são dos mais baratos, mas como a economia egípcia está em baixa, acredito na baixa dos preços das diárias.

Maiores informações :

http://www3.hilton.com/en/hotels/egypt/hilton-cairo-zamalek-residences

Endereço : 21MOHAMED MAZHAR STREET, CAIRO

TEL: +20-2-27370055

Uma boa indicação de restaurante, é o restaurante Sequóia, na esquina da ilha na margem do rio Nilo. Os preços são caros mas vale a pena a visita. Maiores informações :

Restaurant Sequóia

Endereço: 53 Abou El Feda St, Zamalek , Cairo

http://www.sequoiaonline.net

Espero que curta o Cairo e bom passeio!!

 

por Alisson Li

IMG_3390

IMG_3562

This post is also available in: enEnglish (Inglês)