Uma das melhores formas de se aprender sobre o mundo é viajando e o Líbano é um ótimo lugar para se embarcar numa viagem no túnel do tempo. Por aqui passaram diversas civilizações, como os fenícios, os gregos, os romanos, os francos e os otomanos.

Como o tema do mês é educação, vou falar sobre alguns locais onde é possível aprender um pouco sobre três desses povos: os fenícios, os romanos e os francos. Vou escolher apenas alguns exemplos para falar aqui, porque em uma mesma cidade ou localidade do Líbano você poderá encontrar monumentos e ruínas de diferentes civilizações. 

FENÍCIOS

Museu nacional

A coleção permanente do museu nacional representa mais de oito mil anos de história. Muitos dos objetos expostos foram descobertos em Biblos e Tiro, cidades fenícias que mais se desenvolveram na antiguidade. Por isso, o museu é um ótimo lugar para conhecer um pouco dessa civilização. Outras cidades fenícias importantes foram Sidom e Batroun.

Muralha Fenícia – Batroun

IMG_9849

Batroun, localizada a 50 km de Beirute, é uma das cidades fenícias mais antigas. Lá você pode encontrar a muralha fenícia, construída na costa e feita de arenito sólido. A muralha foi esculpida pelos fenícios há mais de 2000 anos. Hoje em dia, a muralha tem cerca de 225 metros de comprimento, 5 metros de altura e cerca de 1 metro de espessura.

 

 

 

 

 

ROMANOS

 

Baalbek

IMG_7709 IMG_7692

 

 

 

 

 

 

 

 

Baalbek é o maior tesouro romano do Líbano, cotada entre as maravilhas do mundo antigo. Por volta de 1000 AC na localidade havia uma cidade próspera Cananéia. Os templos foram construídos durante o período romano em honra aos deuses Júpiter, Baco e Vênus. Durante o verão, os templos abrigam o famoso festival de música de Baalbeck (clique aqui.

 

 

Banhos romanos

IMG_3199

Os banhos romanos estão localizados no centro de Beirute, entre a Bank Street e o Parlamento, abaixo do Grand Serail. As ruínas foram descobertos entre 1968-1969 e submetidas a renovação em meados dos anos 1990. O local é agora um jardim público.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Colunas romanas em Biblos

 

Em Biblos, você pode encontrar os restos de uma colunata romana, situada ao longo da Rue Jbail, do lado de fora das muralhas da cidade medieval. Algumas destas colunas ainda estão intactas. A colunata foi parte de uma grande avenida que levava diretamente para o coração da cidade antiga. Hoje em dia a Rue Jbail traça o mesmo caminho.

FRANCOS – CRUZADOS

O Castelo dos Cruzados em Biblos  

 

IMG_9717

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O castelo dos cruzados de Biblos, localizado ao lado da cidade velha, foi construída no início do século 12. Os cruzados construíram uma fortaleza misturando pedras romanas antigas a novas pedras.

O Castelo do mar em Sidom

IMG_0179

 

A cidade de Sidom, localizada na costa sul do Líbano também foi ocupada pelos cruzados durante o século 13. Lá você pode encontrar o castelo/forte construído para ser uma fortaleza em uma pequena ilha ligada ao continente. Sidom é a maior cidade no sul do Líbano e merece uma visita.

 

 

 

 

 

 

Por Márcio Almeida

Fotos: Márcio Almeida e Viviane Carvalho

 

 

 

 

 

 

This post is also available in: enEnglish (Inglês)